Ponto cruz é um trabalho fácil e que, por incrível que pareça, não requer muita habilidade. Tudo o que você precisa para aprender é ter em mãos linha, agulha e tecido de trama simétrica, além de seguir os passos abaixo:

Passos

1- Opte pelos tecidos regulares para evitar a deformação do desenho a ser bordado. Para iniciar um bordado de ponto de cruz em tecido cortado, verifique se o tecido foi cortado seguindo a trama do fio, para que o acabamento na bainha fique reto;

2- Alinhave as bainhas para não desfiar;

3- Depois de acertada as beiradas do tecido, marque o centro com pontos de alinhavo, utilizando as cores que preferir;

4- Conte os pontos do gráfico escolhido e marque o espaço que o mesmo vai ocupar no tecido;

5- Comece a bordar a partir do centro do motivo. Todos os pontos devem ser bordados para o mesmo lado;

6- Tente bordar todos os pontos com a mesma tensão. Não aperte demasiadamente o ponto, isto poderá causar ondulações no tecido;

7- Durante o bordado, evite fazer nós no verso. Segure a ponta do fio com os dedos pelo lado de baixo do tecido e cubra-o com os pontos de bordado seguintes. Para finalizar um fio, passe a agulha por alguns pontos bordados, pelo lado de baixo, puxe o fio e corte rente ao tecido.

8- Evite cruzar fios da mesma cor de uma área para outra, no verso do trabalho, ou seja, arremate o fio e comece novamente na outra área.

Importante

Para escolher corretamente, deve-se levar em conta o tecido que será usado. A agulha de ponta grossa e fundo largo, do tipo empregado na tapeçaria, é a mais indicada em quase todos os casos. Cambraia de algodão e linho são exceções, pois necessitam de agulhas mais finas e sem ponta.